LINK: http://colegiomarista.org.br/saopedro/arq/arquivo/modelo-de-trabalho-escolar.pdf
MANUAL
DE ORIENTAÇÃO PARA PADRONIZAÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES.
Este manual tem por objetivo orientar a produção dos
trabalhos escolares feitos pelos alunos do Ensino Fundamental, estando de acordo com as normas da
Associação Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT).
Para a produção e apresentação de um bom trabalho
escolar, é necessário seguir bem algumas etapas como pesquisa, preparação, redação
e a apresentação.
1) A pesquisa /
preparação.
O trabalho escolar é feito por meio de um conjunto de
informações que podem ter procedências variadas. Antes de começar a escrever,
pesquise o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet.
Feita a coletânea é hora de selecionar as melhores informações que estejam de
acordo com o tema do trabalho.
É importante lembrar que se deve sempre levar em conta a
confiabilidade da fonte, principalmente quando se tratar de Internet. Além
disso, quanto mais atuais as informações, mais rico ficará o trabalho.
2) A redação
Um trabalho bem escrito é um trabalho organizado, que
leve em conta primeiramente o tema do trabalho. Estando de acordo com o tema
solicitado, pode-se incluir tópicos, imagens, gráficos, e tudo o que servir
para enriquecer o trabalho.
Ao redigir o texto do trabalho, pode-se seguir algumas
recomendações:
- Organizar o material pesquisado, a fim de evitar a repetição de
informações;
- Deixar margens e espaçamentos adequados, conforme será descrito a
seguir;
- É recomendável que se faça o trabalho digitado; porém, se for
manuscrito, evitar o uso de corretivos e procurar manter a mesma letra em
todo o trabalho;
- Evitar usar recursos gráficos
que prejudiquem as informações ou a leitura;
- Expor as informações com clareza e coerência, a fim de ser
compreendido por seu interlocutor.
3- A
apresentação
Ao ser solicitado um trabalho de acordo com as normas, o
aluno deve seguir o seguinte esquema de apresentação:
Capa
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências
Anexos (opcional)
Informações
importantes sobre a estética do trabalho:
O papel utilizado deve ser de cor branca e no formato A4.
A digitação deve ser na cor preta.
Texto do trabalho: Fonte Arial ou Times New Roman,
tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas.
Se houver citações, estas deverão ser em tamanho menor
(11), desde que sejam com mais de três linhas; e o espaçamento entre linhas
deve ser simples.
As margens
devem ser da seguinte forma:
Esquerda:
3 cm
Direita:
2 cm
Superior:
3 cm
Inferior: 2
cm
A numeração das páginas é colocada a partir da
introdução, no canto superior direito.
A seguir, um
modelo de trabalho escolar:
Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa
NOME DO ALUNO(A)
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo
João
Pessoa
2012
SUMÁRIO
Colocar as páginas conforme seu trabalho
INTRODUÇÃO..................................................................02
1- DESENVOLVIMENTO
(TÍTULO DO 2º CAPÍTULO) .................
03
1.1 Subtítulos
................................................................05
CONCLUSÃO
.................................................................. 10
REFERÊNCIAS....................................
........................... 11
ANEXOS
......................................................................... 12
INTRODUÇÃO
É a “abertura” do trabalho, na qual devem
constar os objetivos pretendidos com a elaboração do mesmo, e um breve panorama
do tema do trabalho.
1 DESENVOLVIMENTO
É o trabalho propriamente dito, sendo,
portanto a parte mais extensa. Pode ser subdividido em capítulos, de acordo com
a extensão do trabalho. Todas as informações encontradas a respeito do tema são
colocadas nesta parte do trabalho.
CONCLUSÃO
É o fechamento das idéias, a conclusão a
respeito de tudo o que foi abordado no trabalho. É importante destacar se os
objetivos foram alcançados e podem ainda, aparecer sugestões relativas ao tema
apresentado.
REFERÊNCIAS
É a lista dos materiais utilizados para a realização
do trabalho. Abaixo, alguns modelos de como montar as referências tiradas de
livros, revistas, jornais e internet, respectivamente.
Exemplos:
SABINO, Fernando. O menino no Espelho. Rio de Janeiro: Record, 2009.
GUIMARÃES, Paulo. A oficina do aprender.
Superinteressante.
São Paulo, ano 14, n. 12, dez.
2007, p. 22-25.
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza.
Folha de São Paulo.
São Paulo, 28 jun.
1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
MELLO, Kelli Cristina. Biodiversidade Marinha.
Revista Escola. Seção
Geografia. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biodiversidade-marinha-613024.shtml
Acesso em: 02 mar.
2011.
ANEXOS
Espaço no qual podem ser colocadas imagens, gráficos ou reportagens complementares ao
trabalho.
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